quinta-feira, 2 de outubro de 2014

7 ATITUDES SIMPLES PARA PRESERVAR O PLANETA


O Projeto Shalom em parceria com a 

 Reciclagem Certa


Assuntos como sustentabilidade e responsabilidade socioambiental são comuns atualmente no dia a dia das empresas e da sociedade como um todo. Não é para menos. Os recursos naturais não são infinitos. Economia e racionamento são palavras de ordem. Por isso, precisamos ter atitudes para a preservação do nosso planeta e para nossa melhor sobrevivência. Vamos a algumas delas:

1. Economize água: em vez de utilizar apenas a mangueira, utilize a vassoura para varrer o chão e o balde para lavar o carro. Tome banhos curtos, escove os dentes com a torneira desligada, junte maior quantidade de roupas para lavar – estas são algumas ações para você economizar com a conta de luz e reduzir a necessidade de entrarmos em racionamento compulsório, especialmente no verão.

2. Economize energia: tirar aparelhos da tomada quando não estiver utilizando-os, tomar banhos curtos, desligar lâmpadas de locais nos quais ninguém esteja, juntar roupas para passá-las de uma só vez são só algumas das atitudes que podem fazer você economizar energia elétrica, o que reduz o valor da sua fatura e o superaquecimento do planeta.

3. Economize papel: escreva nas duas faces de cada folha, opte por receber contas e demonstrativos bancários de forma online, evite imprimir materiais que você pode utilizar no computador – ações que ajudam a reduzir o corte de árvores e a emissão de dióxido de carbono. Você sabia que são necessárias pelo menos 20 árvores para se produzir uma tonelada de papel?

4. Recicle: é possível transformar papel, vidro, plástico e metal em utensílios diversos. A simples coleta seletiva em sua residência ou local de trabalho pode tornar esse objetivo mais viável.

5. Use a bicicleta: além de uma ótima forma de exercício físico, ao utilizar a magrela (ou mesmo andar) você estará contribuindo para a redução da emissão de carbono, sem agressão ao meio ambiente. Se precisar muito do carro, organize-se para realizar as atividades de uma só vez, poluindo menos e poupando combustível e tempo.

6. Doe para reaproveitamento: é muito provável que roupas, calçados, eletrodomésticos, brinquedos, entre outros objetos, que você não usa mais sejam aproveitáveis para outras pessoas e instituições.

7. Ajude os outros a cuidar do planeta: o conhecimento e a educação são armas poderosas para reduzirmos os excessos e obtermos um planeta muito mais sustentável e melhor qualidade de vida.

Alerte seus amigos e familiares a contribuírem com essa causa fundamental para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário