sábado, 29 de novembro de 2014

Criança que não brinca não é feliz .


barra manteiga

Antes que nossos filhos cresçam, precisamos mostrar a eles que existem milhões de alternativas ao programa de televisão ou aos jogos do tablet. Brincadeiras despreocupadas, de muita risada, de suar de tanto correr!  Precisamos brincar junto, ensinar gato mia, corre-cotia, passa-anel, jogar taco! E aí, preparada para relembrar as regras? Vem comigo!
Barra-manteiga: faça dois riscos no chão e divida a criançada em dois times. Uma criança deve ir até o time adversário e bater de leve na mão de cada um dos amigos, até que, sem aviso, escolhe um colega, bate mais forte e volta correndo para sua equipe. Se for pego, passa a integrar o time adversário!
Como brincar Formar dois times que ficam em fila, frente a frente, com as mãos estendidas. Um integrante de uma equipe vai até os colegas da outra e começa a bater nas mãos de um por um, enquanto todos cantam. Quando disserem a última sílaba, quem estiver prestes a levar o tapa deve tentar retirar a mão antes de apanhar. Se conseguir, sua equipe ganha. Se não, ela precisa correr atrás de quem bateu. Se o pegar, leva o ponto. Caso contrário, quem marca é a equipe adversária. 
Ouça o áudio e veja como as crianças de Belo Horizonte brincam de barra-manteiga




Batata-quente: essa eu acho que todo mundo lembra! Batata quente, quente, quente, quente, queimou! Enquanto a música rola, uma criança passa rapidamente à outra a bola (ou mesmo uma batata!). Até que o amigo que está cantando (e que deve estar de costas, para não interferir no resultado), para a música. Quem estiver com a batata, sai do jogo! Veja mais.
batata quente


Elefante colorido: “de que cor?”, todos perguntavam. “Azul!”. E saía a criançada toda correndo atrás de algo azul, para estar imune. Quem não achasse poderia ser pego, e passar a ser o elefante colorido! Ah, valia ter a cor na roupa, para estar salvo! Veja mais.


Esconde-esconde: essa os pequenos conhecem até hoje! Que bom! Aliás, é uma brincadeira que agrada desde os pequeninos de poucos anos até os maiores, que sabem se esconder em locais mais difíceis!Veja mais.






Agradecimento Museu dos Brinquedos e Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento.
Créditos das páginas :http://www.mildicasdemae.com.br/2014/04/brincadeiras-que-nos-amamos-ontem-hoje-e-sempre.html
http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/brincadeiras-regionais-sudeste-barra-manteiga-684665.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário